Estudo diz ter registrado primeiros dois casos de morte por maconha

Recebi aqui do Felipe Van Deursen a dica de um artigo interessante. Dois pesquisadores alemães investigaram a morte de 15 usuários de maconha. Eles concluíram que em dois casos, a causa da morte foi o consumo da droga.

Os autores do estudo publicado no Forensic Science International alegam que este seria o primeiro registro de uma morte – duas, no caso – causada pelo consumo de cannabis. De fato, morte por maconha é algo inédito na literatura científica.

Ainda não tive acesso ao artigo completo, mas os autores escrevem no seu resumo que: “Depois de excluir outras causas de morte, assumimos que os jovens experimentaram complicações cardíacas fatais disparadas por fumar cannabis”. Mais precisamente, os dois morreram por causa de uma arritmia cardíaca.

Já se sabe que a maconha acelera os batimentos cardíacos (taquicardia), causa pequenos episódios de arritmia e aumenta o risco de enfarto em pessoas que já tem doenças cardíacas. Mas são efeitos sutis e nunca inspiraram muita preocupação, a não ser em pessoas que já têm algum problema de coração.

O que os dois médicos notaram é que os dois jovens, um de 23 anos e outro de 28, não tinham outros problemas cardíacos que colocassem a maconha como “gatilho” ou “coadjuvante” da morte. Ou seja, consumir a droga seria a única explicação plausível para o mal súbito e fatal de ambos.

Interessante essa notícia chegar por esses dias, em que o debate sobre a maconha está fervendo. E justamente na semana em que uma psicóloga virou meme depois de dizer que fumar bolo de maconha mata.

Em tempo: no especial da SUPER que chegou hoje às bancas, a reportagem sobre mitos e verdade da relação da maconha com a saúde deixa bem claro que a droga aumenta o risco de enfarto em quase cinco vezes, especialmente em pessoas com problemas cardíacos.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s