Dia histórico: Senado uruguaio aprova projeto que regula comércio de maconha

Depois de 11h30 de debate, os 29 senadores do Uruguai presentes à votação do projeto que regula a produção, o comércio e a distribuição de maconha naquele país aprovaram a lei. Foram 16 votos a favor e 13 contra. Agora, só falta o presidente José “Pepe” Mujica sancionar a lei – o que ele deve fazer amanhã mesmo.

É a primeira vez que um país cria uma lei para regular o acesso à maconha. Mais importante ainda, é o fato de o Uruguai ser um país latino americano. A região é certamente a mais afetada pela política de guerra às drogas desde os anos 1970. Com seu ato de vanguarda, o país vai inspirar outros países a meterem a faca nos dentes para defender mudanças nas políticas globais de drogas. Vale lembrar que, fraquinhos e desprezados no cenário global, os países da América Latina precisam mesmo desse tipo de “apoio moral”. Esse efeito é imediato.

Outro, ainda mais influente, vai vir em longo prazo. Os resultados da nova política uruguaia, que dependem de dezenas de detalhes regulatórios e de como essa regras vão ser implementadas. Eles vão precisaremos de alguns anos, talvez de uma década inteira, de prática e estudos para entender os efeitos da nova lei e avaliar seu sucesso. Se der certo, é difícil que a proibição da maconha não venha abaixo em mais alguns anos.

E isso tudo se a corrida pelo ouro verde nos EUA não atropelar e puxar a boiada sozinha.

Vejamos amanhã como nossa mídia do rabo preso vai repercutir o fato. Aposto que a foto do Barack Obama apertando a mão do Raul Castro e o velório de Mandela vão ganhar as manchetes. Não dar a notícia é atestado de alienação mental.

Leia aqui o post com perguntas e respostas sobre como vai funcionar a legalização no Uruguai.

https://almanaquedasdrogas.com/2013/12/10/12-perguntas-que-todo-mundo-faz-sobre-a-legalizacao-da-maconha-no-uruguai/

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s