Congresso uruguaio aprova legalização da maconha

Maconha legalizada no UruguaiO Congresso uruguaio acabou de aprovar, por 50 votos a 46, o projeto de lei que a casa recebeu da presidência ano passado propondo a regulamentação da venda de maconha no país.

Agora, o projeto vai ao Senado, onde o governo tem ampla maioria. Ou seja, a ideia provavelmente também vai ser aprovada lá. Aí só vai faltar a sanção presidencial. Como foi o próprio presidente José “Pepe” Mujica quem deu a ideia…

Esse dia vai entrar para a história das políticas de drogas. O Uruguai deu hoje o maior e mais difícil passo para se tornar o primeiro país do mundo a legalizar o comércio de maconha. Também seria o primeiro país a regulamentar completamente toda a cadeia produtiva da droga, do começo ao fim.

Na Holanda, existem os coffee shops, em que a venda ao consumidor é organizada por decreto. Mas a produção e venda em atacado são clandestinos. Colorado e Washington, nos Estados Unidos, provavelmente vão colocar seu comércio de maconha para funcionar antes do Uruguai, mas eles são apenas Estados.

A medida foi aprovada depois de um dia inteiro de debates acalorados e meses de polêmica. A maioria da população uruguaia (63%) ainda não concorda com a regulamentação da venda de maconha. E os deputados da oposição agora querem criar uma consulta popular sobre o projeto, tentando usar a opinião pública para impedir que ele entre em vigor.

Nos próximos anos, o mundo inteiro vai ficar de olho na experiência uruguaia. Se ela der certo, ou se pelo menos não trouxer nenhum grande prejuízo para a saúde pública, ela certamente será copiada. O 31 de agosto pode se tornar o primeiro dia do fim da proibição da maconha no mundo.

E se der errado? Bem, como o governo mesmo já explicou: se der errado eles ajustam as regras ou voltam atrás. Pelo menos eles poderão dizer que tentaram. Mas, pior do que está, é difícil que fique.

Leia aqui a matéria do El País, principal jornal Uruguaio, sobre a aprovacão do projeto.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Congresso uruguaio aprova legalização da maconha

  1. Pingback: Congresso uruguaio aprova legalização da maconha - smkbd - smkbd

  2. Pra quem lê a bíblia, isso ñ é nenhuma novidade, as profecias estão se cumprindo, no entanto, vão acontecer coisas piores ainda. A legalização da maconha vai estimular outras drogas, como a cocaína e outras mais, aí pronto !! Só Deus !!

  3. Se é algo natural ela veio para essa terra com alguma propósito, não foi necessariamente a relação da erva com a saúde que a fez ser proibida, leia, procure, interprete e questione! A realidade vai além da bíblia!!

  4. legalização da maconha já!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s