Sobre drogas e os limites do humor

Na França, a lei obriga estampar essa imagem no rótulo de qualquer bebida alcoólicaO site mente ao dizer que beber na gravidez é tranquilo. Esse tipo de piada é válido?

O tal do site fez uma matéria com o título “beber na gravidez é tranqüilo”. Para “embasar” seu título, o texto cita (com erros de interpretação) uma pesquisa científica séria.

Só que a principal advertência dos próprios pesquisadores em sua conclusão é: beber na gravidez não é seguro. Ao contrário, eles recomendam abstinência no período, porque se sabe (a partir de muitos outros estudos) que o álcool deforma fetos, sim.

O site poderia fazer um humor escrachado, zombando da informação como um todo, mas ele fez isso de um modo discreto, colocando até a advertência no final – talvez por algum sentimento de culpa do redator. Ou seja, além de fraca, a piada foi discreta. Aliás, tão fraca e tão discreta que só percebi tratar-se de uma pretensa piada quando fui à home do site para entender o que era aquilo.

Como a maioria das pessoas não lê esses textos de internet, principalmente, só lê os títulos das chamadas na home, a (des)informação que fica é: beber na gravidez é seguro.

Na minha opinião, passar essa (falsa) mensagem adiante está mais para sacanagem do que para piada.

E você, acha que eu sou um chato e que é bacana e válido fazer pegadinhas como essa, que faz as mulheres acreditarem que podem beber álcool com uma criança na barriga, sem risco de causar deficiência? Ou também acha que o site vacilou?

Outro detalhe: á OMS aponta o consumo de álcool na gravidez como a maior causa de deficiência mental do mundo, muito acima, por exemplo, de problemas genéticos como a síndrome de down.

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o Almanaque das Drogas ou faça uma busca por “síndrome alcoólica fetal”.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sobre drogas e os limites do humor

  1. juliana disse:

    Eu acho q vai muito do ponto de vista da pessoa q lê, pq eu acho q toda mulher gravida tem q ter consciencia q naum se pode beber alcool pois esta cm uma vida dentro dela e isso tambem vale para as drogas….
    Mas como eu disse vai do ponto de vista de cada pessoa, esse é o meu ponto de vista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s