O site mente ao dizer que beber na gravidez é tranquilo. Esse tipo de piada é válido?
O tal do site fez uma matéria com o título “beber na gravidez é tranqüilo”. Para “embasar” seu título, o texto cita (com erros de interpretação) uma pesquisa científica séria.
Só que a principal advertência dos próprios pesquisadores em sua conclusão é: beber na gravidez não é seguro. Ao contrário, eles recomendam abstinência no período, porque se sabe (a partir de muitos outros estudos) que o álcool deforma fetos, sim.
O site poderia fazer um humor escrachado, zombando da informação como um todo, mas ele fez isso de um modo discreto, colocando até a advertência no final – talvez por algum sentimento de culpa do redator. Ou seja, além de fraca, a piada foi discreta. Aliás, tão fraca e tão discreta que só percebi tratar-se de uma pretensa piada quando fui à home do site para entender o que era aquilo.
Como a maioria das pessoas não lê esses textos de internet, principalmente, só lê os títulos das chamadas na home, a (des)informação que fica é: beber na gravidez é seguro.
Na minha opinião, passar essa (falsa) mensagem adiante está mais para sacanagem do que para piada.
E você, acha que eu sou um chato e que é bacana e válido fazer pegadinhas como essa, que faz as mulheres acreditarem que podem beber álcool com uma criança na barriga, sem risco de causar deficiência? Ou também acha que o site vacilou?
Outro detalhe: á OMS aponta o consumo de álcool na gravidez como a maior causa de deficiência mental do mundo, muito acima, por exemplo, de problemas genéticos como a síndrome de down.
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o Almanaque das Drogas ou faça uma busca por “síndrome alcoólica fetal”.
Eu acho q vai muito do ponto de vista da pessoa q lê, pq eu acho q toda mulher gravida tem q ter consciencia q naum se pode beber alcool pois esta cm uma vida dentro dela e isso tambem vale para as drogas….
Mas como eu disse vai do ponto de vista de cada pessoa, esse é o meu ponto de vista