Dia 15/11 publiquei na Folha e aqui no blog uma análise sobre o que poderia acontecer depois da legalização no Colorado e em Washington. Concluía dizendo que, se a medida desse certo, era possível e até provável que isso criasse um efeito dominó, incentivando outros Estados e países a regulamentar a venda da erva.
Bem, ainda é cedo para dizer se isso vai acontecer, mas pelo menos na opinião pública o americana os dominós já começaram a cair. Uma pesquisa do Public Policy Polling publicada hoje mostra um apoio recorde à legalização da droga nos EUA. Nada menos que 58% dos 1325 eleitores consultados declarou ser a favor da medida, e apenas 39% foram contra. Além disso, 50% dos entrevistados acham que a lei federal vai legalizar a maconha nos próximos 10 anos.
Em 2011, o insituto de pesquisa Gallup já havia registrado um recorde: 50% dos entrevistados eram a favor de tratar a maconha como o álcool.
Essa mudança e um dado adicional da pesquisa confirma outra coisa que apontei naquela análise: se Obama decidir intervir nos Estados e tentar impedir a legalização, seu prejuízo político vai ser alto, segundo a pesquisa. Porque 47% dos entrevistados acham que o presidente devia ficar na sua e respeitar a decisão dos eleitores locais, contra apenas 33% que acham que o governo federal deveria se meter.
E agora, José Obama?
A pesquisa completa pode ser vista aqui.